Decoração de sala pequena: 12 dicas para aumentar o espaço

Quer renovar a decoração da sua sala de estar, mas acha que não tem espaço suficiente? Veja dicas para aproveitar o espaço com sabedoria.

1. Unifique a paleta de cor
Ousar na mistura de cores é uma ótima opção para espaços maiores. Porém, nos pequenos, essa ousadia pode trazer a sensação de bagunça e aperto. Opte por uma cor dominante e aplique nos móveis e acessórios de maior destaque, mantendo a aparência unificada.

(Foto Edu Castello/Editora Globo)

2. Use as paredes
A regra é ótima para liberar espaço no chão.Com prateleiras instaladas no alto, por exemplo, o pé-direito pode ganhar alguns centímetros. Quando menos móveis no chão, maior o espaço disponível para ser ocupado de outras maneiras.

(Foto Edu Castello/Editora Globo)

3. Aposte nos espelhos.

Espelhos ampliam o espaço, pois dão sensação de profundidade e refletem a luz, ajudando na iluminação do ambiente. Para obter esse efeito, posicione um espelho grande ou faça uma composição com vários pequenos.

(Foto Evelyn Müller/Editora Globo)

4. Não esconda as janelas
sala de estar recebe luz natural abundante? Aproveite! Não coloque cortinas grossas ou escuras. Escolha tecidos finos em tons suaves para que o ambiente receba a maior quantidade de luz possível.

(Foto Julia Ribeiro/Divulgação)

5. Use cores claras
Elas podem tornar um ambiente pequeno ainda mais compacto. Para não errar, escolha cores claras, que dão a sensação de amplitude para os espaços. Caso você queira usar tons escuros, escolha detalhes e paredes menores e garanta que as áreas maiores, como o chão, as paredes e os móveis maiores, sejam de cores claras, garantindo um contraste equilibrado.

(Foto Lufe Gomes/Editora Globo)

6. Verifique o tamanho e a posição do tapete
Segundo o arquiteto Gustavo Calazans, quanto maior for o tapete, maior o ambiente vai parecer. A dica da designer de interiores Carol Lovisaro é usar um tapetão enquadrando todos os móveis ou dividir os ambientes com tapetes menores. Segundo o arquiteto Roberto Negrete, o ideal é que o tapete fique cerca de 20 cm a 50 cm debaixo do sofá.

(Foto: Evelyn Müller/Editora Globo)

7. Tome cuidado com o tamanho do sofá
De acordo com o arquiteto Diego Revollo, para ter um sofá confortável, a profundidade ideal é 95 cm. Já o arquiteto Gustavo Calazans conta que uma medida clássica para duas pessoas é 1,10 m ou 1,20 m de largura. Para acomodar três lugares, a medida pula para 1,60 m a 1,80 m. Outra ideia é misturar assentos diferentes. Posicione cadeiraspufes e poltronas para adicionar espaço e ousar na decoração.

8. Escolha a mesa de centro certa
Não tem espaço para mesa de centro? Sem problemas! Utilize uma mesa lateral, que pode ser tão eficaz (e bonita) quanto.

(Foto: Marcelo Magnani/Editora Globo)

9. Não preencha todos os espaços
Cuidado para não deixar a sala poluída visualmente. Use alguns elementos minimalistas para garantir que sobrem espaços vazios, deixando a decoração mais leve.

(Foto Edu Castello/Editora Globo)

10. Brinque com os elementos
Por ser uma área central na casa, muitas vezes, o ambiente recebe muitos objetos que tornam o espaço apertado. Busque organizá-los de maneira criativa. Não tenha medo de arriscar com móveis diferentes em posições inusitadas.

11. Invista em móveis multifuncionais
Procure móveis que tenham espaço para armazenamento, como uma mesa de centro com aberturas ou um aparador com gavetas. Caso o espaço seja muito pequeno, invista em uma mesa de centro que possa ser utilizada como mesa de jantar.

(Foto Victor Affaro/Editora Globo)

12. Seja criativo
Olhar fotos de inspiração pode ser um hobby, mas analisar as melhores opções para a sua casa é realmente importante. Use as medidas, pesquise acessórios que se encaixem, visite lojas e converse com outras pessoas. Exibir a foto errada em um ambiente pequeno podem tornar a imagem marcante demais.

Fonte: Mariana Lourenço com Bruna Menegueço. Revista Casa e Jardim.